terça-feira, 1 de março de 2011

Lenda de Haraké

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLfkCNSMAg-fl7aZxNELQlN8_nAFIRA4eoMqrWtK76RMOh8WnmvIUYaYh9bmsuw1mB3ZHXWmPUWdoKR4vYvhYaIzrLmfvCAhMKFYfg5sXUOzTlKsm61WTjWcctlEqLXBYX1nd2PMzQmAg/s1600/Mulher_agua2.jpg

Havia uma bela mulher que aparecia plena de juventude e viçosidade. Chamava-se Haraké e o seu poder de atração era tal que não se sabia se era deusa ou se pertencia à espécie dos humanos mortais. A lenda mais estendida afirmava que Haraké tinha os cabelos tão transparentes como as próprias águas que lhe serviam de morada. Ao atardecer, a bela rapariga tinha por costume descansar mesmo à beira do Níger, e esperar assim até que chegasse o seu amante. Assim que este se reunia com ela, ambos entravam nas profundidades daquelas águas encantadas e profundas; a jovem levava o escolhido no seu coração através de maravilhosos caminhos que conduziam a faustosas e desconhecidas cidades. Nos seus esplêndidos recintos, e entre o som do tam-tam e dos tambores, teria lugar a ostentosa cerimônia que uniria o feliz casal para toda a vida.
Todas as narrações da fábula exposta sublinham que foi Haraké quem conduziu o seu amante, e não vice-versa. Com isso se quer dar a entender que a mulher era muito respeitada entre certas tribos da África negra.


Créditos: Mitos dos Negros africanos

Um comentário:

  1. bem legal essa lenda eu é quem queria ter esse poder kkkkkkkk

    ResponderExcluir